Premiados do Bahia Sustentável 2024 participam de intercâmbio e visitas técnicas em São Paulo e na Amazônia


Premiados do Bahia Sustentável 2024 participam de intercâmbio e visitas técnicas em São Paulo e na Amazônia

Entre os dias 20 e 25 de outubro, os vencedores da edição 2024 do Prêmio Bahia Sustentável, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), participam de viagens técnicas de intercâmbio que reforçam o compromisso do estado com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento socioambiental. As experiências, viabilizadas com recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa) e que compõem a premiação, ampliaram o aprendizado dos vencedores e a visibilidade de suas ações em diferentes regiões do país.

Intercâmbio na Amazônia reforça ações de adaptação climática
De 21 a 25 de outubro, integrantes do projeto “Resiliências Climáticas: boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga baianos”, coordenado pela ONG italiana Cospe e pelo Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), participaram de um intercâmbio técnico na região do Marajó (PA). A ação teve como objetivo promover a troca de experiências e o fortalecimento de práticas sustentáveis entre os projetos Resiliências Climáticas, premiado na última edição, e Sustenta e Inova, ambos financiados pela União Europeia, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e soluções inovadoras relacionadas à conservação da biodiversidade, ao manejo sustentável dos recursos naturais e à valorização dos produtos da sociobiodiversidade.

Durante a viagem, a comitiva baiana conheceu experiências exitosas implementadas pela Embrapa Amazônia Oriental e pelo Projeto Sustenta e Inova, com destaque para as atividades dos Centros de Referência Manejaí, espaços comunitários de formação e inovação social criados para fortalecer capacidades locais e fomentar práticas de manejo sustentável. A programação incluiu visitas técnicas a comunidades locais em municípios como Muaná, Breves, Portel e Bagre, onde os participantes acompanharam atividades voltadas à conservação e restauração de agroecossistemas, beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, agroindustrialização comunitária, transição agroecológica e promoção da sociobioeconomia. O grupo também visitou feiras locais, como o tradicional Mercado Ver-o-Peso, em Belém, e o mercado de Breves, conhecendo de perto a diversidade e o papel econômico dos produtos da floresta.

“A experiência na região do Marajó foi especialmente marcante. Pudemos observar de perto como, mesmo com poucos recursos, é possível alcançar resultados expressivos quando há responsabilidade compartilhada entre comunidades, instituições públicas e privadas. Vimos iniciativas que unem sustentabilidade, inclusão social e geração de renda — desde o manejo de mínimo impacto dos açaizais nativos até o cultivo de outras espécies em sistemas agroflorestais integrados”, destacou a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marlei Figueredo, lotada na Coordenação de Gestão de Fundos (COGEF).

Inovação em saneamento é destaque em São Paulo
Entre os dias 21 e 23 de outubro, representantes da Sema e da empresa 3P Technik do Brasil Ltda., vencedora do Prêmio Bahia Sustentável 2024 com o projeto SANI SOLAR – Módulo de Saneamento Sustentável, estiveram em São Paulo (SP), onde puderam ver de perto um conjunto de inovações em saneamento, gestão de resíduos e recuperação ambiental. A agenda incluiu visitas a feiras, empresas e eventos estratégicos, fortalecendo parcerias e identificando oportunidades de adaptação tecnológica para o semiárido baiano.

O grupo participou da 36ª Fenasan – Encontro Técnico AESabesp + Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, conhecendo soluções voltadas à inovação, tratamento de água e esgoto, drenagem e reuso. Também visitou a HomeBiogas Brasil, que desenvolve biodigestores domésticos para geração de energia a partir de resíduos orgânicos, e acompanhou a ECO EXPO 2025, feira sobre gestão de resíduos, limpeza urbana e reciclagem.

Durante a missão, foi apresentado o projeto SANI SOLAR, sistema de sanitário seco que não utiliza água, energia elétrica nem produtos químicos, promovendo o tratamento natural dos resíduos. Implantado em Casa Nova (BA), o projeto já beneficiou cerca de 250 pessoas e soma mais de duas mil unidades instaladas no semiárido brasileiro.

De acordo com Henrique Hortélio, representante da Sema lotado na Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), a experiência fortaleceu o papel do Prêmio Bahia Sustentável como um instrumento de valorização e difusão de soluções inovadoras. “Essa missão foi uma oportunidade de conhecer tecnologias aplicáveis à realidade baiana e de estabelecer pontes com instituições e empresas que atuam em frentes complementares à nossa. O intercâmbio técnico amplia o alcance das políticas ambientais e reforça o compromisso da Sema em promover soluções sustentáveis que unam inovação, saúde pública e qualidade de vida”, destacou.

Para Bruno Garcez, representante da 3P Technik do Brasil, a experiência consolida um avanço importante para o saneamento rural. “Receber o Prêmio Bahia Sustentável e participar dessa missão técnica representa um marco importante para o saneamento rural baiano. O SANI SOLAR é uma solução simples e eficiente para regiões com escassez hídrica, e essa oportunidade de diálogo com empresas e instituições sinérgicas amplia nossas possibilidades de cooperação e adaptação tecnológica. É um reconhecimento que reforça a importância de levar dignidade, saúde e sustentabilidade às comunidades do semiárido, e esperamos a continuidade do projeto fomentado pela Sema”, afirmou.

As iniciativas demonstram o empenho do Governo do Estado, por meio da Sema, em estimular projetos inovadores que unem tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento humano, consolidando o Prêmio Bahia Sustentável como instrumento da política de incentivo à sustentabilidade e ao protagonismo socioambiental.

Fonte: Ascom/Inema|Sema
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *