Presidente em exercício da ALBA participa da posse solene de Josias Gomes no TCE


A presidente em exercício do Legislativo baiano, deputada Fátima Nunes (PT), integrou a mesa de honra da cerimônia de posse solene de Josias Gomes no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), na tarde desta segunda-feira (9), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente da Corte de Contas, conselheiro Gildásio Penedo Filho, e demais autoridades. O concorrido evento reuniu diversas personalidades do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de prefeitos, congressistas, vereadores, representantes de órgãos, entidades, sindicatos, associações, militantes do Partido dos Trabalhadores, amigos e familiares do empossando.

Fátima Nunes mostrou entusiasmo com a chegada do correligionário e ex-deputado federal por cinco mandatos, com quem pode trabalhar muitos anos. “Hoje, nessa posse do nosso querido amigo, ex-deputado federal Josias Gomes, nosso coração se enche de alegria, porque ele sempre teve uma trajetória de muita luta, de muita busca de direitos para nossa população, todos os direitos são garantidos através das políticas públicas, com investimento de dinheiro público nas ações. É claro que, conselheiro, ele vai fiscalizar, vai também orientar os nossos prefeitos, prefeitas, os órgãos do Estado, para, cada vez mais, fazer o melhor uso dos recursos do Estado, e favorecer assim a toda a população baiana”, declarou.

Ao som do sanfoneiro Cicinho de Assis e sua filha Julie de Assis, Josias Gomes adentrou o Plenário Conselheiro Lafayette Pondé ladeado pelos colegas do TCE, vice-presidente Marcus Presidio e a corregedora Carolina Matos. O fole da sanfona e a presença de amigos contribuíram para amenizar o tom protocolar e festejar a origem do novo conselheiro, “filho de um curumba”, como ele mesmo definiu, explicando “como eram chamados os homens que a seca expulsava do agreste e do sertão pernambucano em direção aos canaviais da Zona da Mata”.

Pernambucano de Amaraji, Josias citou, ao falar de sua trajetória, o pensamento de seu conterrâneo Josué de Castro, médico, geógrafo, sanitarista e político, para quem a fome não é um fenômeno natural, e sim uma criação humana. “Minha história pessoal é, na verdade, a história de milhões de brasileiros invisibilizados por um modelo social excludente, desigual e que sempre marginalizou os que pertenceram e pertencem à base da pirâmide social brasileira”, disse, enaltecendo “a força transformadora da educação pública”.

Na lista de agradecimentos, o novo conselheiro emocionou a todos ao falar da ausência do amigo Everaldo da Anunciação – ex-presidente estadual do PT, falecido em agosto do ano passado – citando a viúva Madalena e seus filhos Vitor, Larissa e Iago, que participavam da cerimônia no TCE. “Esse companheiro faz uma falta enorme nesse momento aqui”, externou, ao ratificar que sua posse “representa o ponto de chegada de uma longa caminhada coletiva, feita de sacrifícios, esperança, estudo, trabalho e compromisso com o povo brasileiro, especialmente o povo baiano”.

O presidente do TCE, conselheiro Gildásio Penedo Filho, destacou a experiência do novo colega, que foi parlamentar por muitos anos e esteve na gestão pública como secretário de Estado em dois momentos. “Josias Gomes traz um vasto conhecimento que, não tenho dúvidas, agregará ainda mais e contribuirá com o aperfeiçoamento, sobretudo com essa visão dialógica que o Tribunal tenta imprimir, compreendendo os seus papéis constitucionais, mas tendo também a compreensão exata da figura do gestor, no sentido de sempre procurar a prevenção”, afirmou.

Designado pelo presidente Gildásio Penedo Filho para fazer a saudação ao novo membro do tribunal, o conselheiro João Bonfim afirmou que a chegada do conselheiro Josias Gomes “representa não apenas o reconhecimento de uma trajetória consistente, mas também a confiança de que a sua experiência, seu equilíbrio e seu senso institucional contribuirão de forma significativa para o fortalecimento desse tribunal e para o aperfeiçoamento da administração pública”.

Compareceram à posse solene os deputados Rosemberg Pinto (PT), Eduardo Salles (PP), Marcelino Galo (PT), Maria del Carmen (PT), Olívia Santana (PC do B) e Fabíola Mansur (PSB). Além dos já citados anteriormente, também formaram a mesa de honra o vice-governador Geraldo Júnior; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, promotor Pedro Maia; o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra, do Tribunal de Justiça da Bahia; a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conselheiro Carlos Neves; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Netto; os conselheiros do TCE/BA João Bonfim e Otto Alencar Filho; e a procuradora-geral de Contas Camila Luz.


Reportagem: Alexandre Melo
Edição: Franciel Cruz



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *