Produção rural baiana marca presença na abertura da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Maranhão


Produção rural baiana marca presença na abertura da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Maranhão

Foto: Laila Brito/Ascom SDR

Nesta quarta-feira (26), a agricultura familiar baiana desembarca em São Luís (MA) para a abertura da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), que segue até 29 de novembro, na Lagoa da Jansen. A Bahia participa com uma das maiores delegações do evento, reforçando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o fortalecimento da produção, da comercialização e do protagonismo dos povos e comunidades rurais.

A FENAFES é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste. A feira reunirá mais de 330 empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, artesanato, gastronomia e tecnologias sociais que impulsionam o desenvolvimento rural sustentável.

A Bahia chega com força ao evento. São 20 empreendimentos participando diretamente e mais de 80 cooperativas representadas, incluindo povos indígenas e quilombolas. A caravana baiana leva cerca de 1,2 tonelada de produtos da agricultura familiar para comercialização. Os empreendimentos representam dez territórios de identidade, entre eles Semiárido Nordeste II, Sisal, Bacia do Jacuípe, Costa do Descobrimento, Metropolitano de Salvador, Sertão do São Francisco, Velho Chico, Litoral Sul, Sudoeste Baiano e Bacia do Rio Grande, demonstrando a diversidade e a força produtiva do estado.

Entre a diversidade de produtos que marcam presença na feira, estão chocolates finos e derivados de cacau, cafés especiais, mel, castanhas, biscoitos artesanais, temperos tradicionais, geleias, polpas de frutas, cajuína e peças de artesanato produzidas por comunidades tradicionais. Cada item é resultado do trabalho coletivo de famílias que unem tradição, organização comunitária e manejo sustentável para fortalecer a economia rural.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, a participação da Bahia na FENAFES reforça o compromisso do Governo do Estado com quem vive e produz no campo. “A feira é um espaço importante de projeção e de troca para os nossos empreendimentos. A Bahia chega com a energia de seu povo e com produtos que carregam história, tradição e muito trabalho. Ações como essa ampliam oportunidades, abrem novos mercados e mostram o impacto da agricultura familiar baiana para o desenvolvimento regional.”

“Ano passado fomos os anfitriões e este ano a Bahia chega no Maranhão com toda sua pujança, diversidade de produtos, sabores e saberes. É uma oportunidade de fortalecer as redes de comercialização, trocar conhecimentos e experiências, mas também visibilizar para o Nordeste a potência que é nossa agricultura familiar”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro.

A FENAFES integra o 2º Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, iniciado na Bahia em 2024. O evento se consolida como um dos principais espaços de valorização da produção regional, da troca de saberes e do fortalecimento das redes solidárias. Durante os quatro dias de programação, o público terá acesso a oficinas, capacitações, vivências culinárias, exposições de equipamentos, serviços ao cidadão e apresentações culturais.

Fonte: Ascom/SDR
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *