Projeto de capoeira da Sudesb abre vagas para aulas gratuitas em Salvador e no interior do estado


Projeto de capoeira da Sudesb abre vagas para aulas gratuitas em Salvador e no interior do estado

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

O projeto Núcleo de Esporte de Capoeira na Bahia (NUC), que conta com 33 núcleos de atividade distribuídos em nove municípios do estado, está com mais de 2.400 vagas disponíveis para aulas gratuitas da tradicional modalidade e arte da capoeira. O projeto já está em atividade e é aberto para toda a população, inclusive para Pessoas com Deficiência (PCD). A inscrição para cada núcleo é presencial e mediante entrega da documentação.

Para se inscrever, é necessário se dirigir ao local escolhido nos horários das aulas disponíveis com cópia e original do documento pessoal (RG e CPF) e comprovante de residência. A iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), está em funcionamento desde julho de 2024.

O objetivo da ação é estimular, difundir, preservar e fortalecer a prática da capoeira no estado, além de fortalecer entidades já reconhecidas da modalidade. O edital de capoeira de 2025, a partir de um edital de chamamento público, conta com um investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destaca a relevância da atividade.

“O edital de capoeira é mais uma importante ferramenta de investimento do Governo do Estado na arte da capoeira, que não é só esporte, como também é cultura, história, tradição e ancestralidade. A politica pública do esporte precisa ter essa visão intersetorial com a cultura e o social também para o desenvolvimento não só de atletas, mas de cidadãos que pratiquem uma atividade física de forma gratuita de algo relevante no seu contexto sociocultural e histórico”, pontua Vicente Neto.

A capital baiana conta com 20 núcleos distribuídos nas seguintes localidades: Arenoso, Alto de Ondina, Boca do Rio, Brotas, Cajazeiras (dois núcleos), Castelo Branco (dois núcleos), Cosme de Farias, Ilha dos Frades, Jardim Nova Esperança, Liberdade (dois núcleos), Retiro, Ribeira, São Gonçalo, Nordeste de Amaralina, São Caetano (dois núcleos) e Uruguai.

Os outros municípios que contam com equipamento são Barreiras, Camaçari (Abrantes), Guanambi, Irecê, Juazeiro (três núcleos), Lauro de Freitas (dois núcleos), Senhor do Bonfim (dois núcleos) e Vitória da Conquista (dois núcleos). Confira a lista completa no site da Sudesb no link: https://www.ba.gov.br/esporte/sites/site-sudesb/files/2026-02/Esporte%20de%20Capoeira%20na%20Bahia.pdf .

Fonte: Ascom/Sudesb
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *