Projeto de leitura estimula o prazer de ler no Colégio Estadual Antônio Fernando de Souza, em Iramaia


Projeto de leitura estimula o prazer de ler no Colégio Estadual Antônio Fernando de Souza, em Iramaia

Foto: Raiana Soares

No Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Fernando de Souza, localizado no município de Iramaia, no Território de Identidade da Chapada Diamantina (NTE 3), os estudantes estão redescobrindo o prazer de ler. A iniciativa faz parte de um projeto de leitura coletiva, criado pela professora de Língua Portuguesa, Raiana Soares, com o objetivo de fortalecer o hábito da leitura, desenvolver a interpretação textual e ampliar a leitura do mundo dos estudantes.

O projeto funciona de forma dinâmica e participativa. Um livro é escolhido entre os títulos disponíveis na biblioteca e, em seguida, as turmas se reúnem em círculos para ler em conjunto. A cada encontro, os estudantes se revezam na leitura, discutem as temáticas e registram suas percepções no diário de leitura, um caderno onde anotam as ideias e aprendizados de cada capítulo. As leituras acontecem tanto nas salas de aula, quanto em outros espaços da escola, tornando o momento mais leve e interativo.

Segundo a professora Raiana, a proposta nasceu da necessidade de incentivar o contato com os livros e melhorar a interpretação textual. “Muitos alunos não tinham o hábito da leitura. A ideia foi criar um momento coletivo que despertasse o desejo de ler e ajudasse na fluência, na compreensão e na aquisição de novos conhecimentos”, explicou a docente.

Obras que inspiram
As turmas da 2ª série do Ensino Médio trabalharam com o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo, que inspirou debates sobre racismo estrutural, identidade e resistência. Já os estudantes da 1ª série estão lendo “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, e discutindo temas como ditadura, liberdade e direitos civis.

De acordo com a professora, o projeto tem gerado avanços significativos na fluência e na compreensão leitora dos alunos. “Hoje, aqueles que tinham dificuldade em ler em voz alta já se expressam com mais segurança, e muitos passaram a buscar novos títulos na biblioteca por conta própria”, destacou.

Vozes dos estudantes
Para a estudante Ana Luiza Santos Fernandes, de 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio, o trabalho tem ajudado a vencer desafios pessoais e ampliar o gosto pela leitura. “Está sendo muito bom, porque eu tinha vergonha de ler em sala e o projeto está me ajudando a perder esse medo e melhorar a leitura. O livro ‘Becos da memória’ é cheio de emoções e histórias marcantes. Acho importante porque faz a gente criar uma rotina de leitura e perder o receio de ler na frente dos colegas”.

Já o estudante Ander Vinícius Novais da Rocha, de 16 anos, da 1ª série, destaca que o projeto o fez enxergar a leitura de um novo jeito. “Participar é uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância da leitura. O livro ‘Ainda estou aqui’ trouxe um novo olhar para mim, porque fala de um período histórico real, da ditadura, e ajuda a entender o quanto a leitura ensina para a vida. Este projeto motiva e mostra que ler também é uma forma de crescer”.

Com iniciativas como esta, o Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Fernando de Souza reafirma o compromisso da rede estadual em promover uma educação integral, que forma leitores críticos e cidadãos conscientes.

Fonte: Ascom/SEC

 

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