Com a câmera nas mãos e olhar atento, a estudante Kathleen Eduarda Nascimento, 16 anos, vive uma rotina diferente neste mês de janeiro, no Colégio Estadual Clarice Santiago, localizado no bairro do Arenoso, em Salvador, onde cursa a 2ª série do Ensino Médio. “Durante as férias, estar na escola me mantém protegida e aprendendo algo que tem tudo a ver com o meu futuro”, afirma a participante da oficina da Agência de Notícias, na qual desenvolve habilidades em produção de conteúdo e comunicação. Ela e milhares de outros jovens da rede estadual de ensino da Bahia estão participando, entre os dias 12 e 30 de janeiro, do Férias na Escola, projeto que abre as portas das unidades escolares da rede estadual para transformar o período de recesso em um espaço de convivência, criatividade, aprendizagem e vivência de novas experiências.
A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) aproxima a escola da vida cotidiana dos jovens e reforça o seu papel como lugar de encontro, aprendizado e cuidado. Além das oficinas culturais, esportivas e formativas, o projeto garante acolhimento integral aos estudantes. “A escola recebe nossos alunos nas férias com informação, segurança, carinho e alimentação, transformando esse tempo em um momento de aprendizado significativo”, destaca o diretor do Colégio Estadual Clarice Santiago, Marco César Guimarães, ao ressaltar a importância da presença da escola na rotina da comunidade.
Na Oficina de Moda e Costura do Clarice Santiago, a formação também se conecta à autonomia e à geração de renda. “O Férias na Escola é acolhimento, empoderamento e profissionalização, porque o estudante aprende a criar, precificar e enxergar possibilidades reais para o futuro”, afirma o oficineiro e designer de Moda, Rey Vilas Boas. Para a estudante Mayane da Cruz Cerqueira, 14 anos, da 1ª série da unidade escolar, a monotonia deu lugar à oportunidade de aprimorar suas habilidades de corte e costura, no ateliê. “Gosto de costurar, desenhar e também de desfilar com as peças que criamos aqui. Quando soube do projeto, me interessei, porque é algo que gosto de fazer e, assim, evito a ociosidade”
Interior fortalece vínculos e amplia horizontes
No interior do Estado, o Férias na Escola também ganha força ao integrar estudantes, famílias e comunidade. Em municípios como Paulo Afonso, as unidades da rede estadual utilizam quadras, teatros e laboratórios para atividades que promovem lazer, formação e uso qualificado da infraestrutura pública durante o recesso. As ações ocorrem, prioritariamente, no turno matutino, com oficinas conduzidas por voluntários do Programa Educa Mais Bahia. As atividades abrangem áreas como Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Esporte e Lazer e Tecnologia da Informação.
O diretor Wallace Bezerra Ribeiro, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Itaparica, localizado em Paulo Afonso, acredita que a proposta é importante por manter os estudantes e a comunidade em contato com a unidade escolar, utilizando os espaços e suas estruturas de excelência. “É diversão para aqueles que não viajaram ou estão sem opções de lazer, inclusive para os alunos da rede particular, que, desde ontem, estão vindo para a nossa unidade participar das oficinas de futsal, basquete, vôlei, fanfarra, dança e realidade virtual. É um ganho para toda a cidade; uma iniciativa excelente do Governo do Estado”, avalia.
Na Região do Sertão do São Francisco, formada por dez municípios, mais de quatro mil estudantes participam do projeto. Entre eles está Daniel da Silva, 2ª série do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro. “As oficinas do Educa Mais Bahia são iniciativas que ajudam o jovem a se desenvolver através de atividades esportivas e culturais”. Neste ano, ele escolheu participar do Férias na Escola fazendo a Oficina de Teatro, mas na unidade de ensino os estudantes também podem optar por recreação, dança, música, fanfarra e capoeira.
Fonte: Ascom/SEC





Comentários