SDR articula ações para mitigar efeitos da estiagem no Piemonte do Paraguaçu


SDR articula ações para mitigar efeitos da estiagem no Piemonte do Paraguaçu

O enfrentamento da estiagem no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (29), entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e suas unidades vinculadas, além da Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e representantes de municípios do território.

Provocada pelo Colegiado Territorial do Piemonte do Paraguaçu, a reunião teve como foco discutir medidas emergenciais e estruturantes para mitigar os impactos da seca, que vem se agravando na região.

“O ponto principal foi a estiagem que assola o território. O Colegiado Territorial trouxe uma lista de demandas que envolvem assistência técnica e acesso à água. A secretaria se colocou à disposição do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, com ações que já estão propostas e outras que já estão disponíveis. Os municípios estão direcionando seus decretos de emergência, e a partir daí a gente vai priorizar as pautas de cada um”, explicou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro.

Entre as ações pautadas estavam a limpeza de aguadas, a distribuição de milho, o apoio à elaboração de um plano de convivência com o semiárido e a ampliação da entrega de palmas forrageiras, que são medidas que integram o conjunto de respostas da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) para fortalecer a resiliência das comunidades rurais.

Para a secretária de Agricultura de Iaçu e membro do Consórcio Piemonte do Paraguaçu, Micherlanne Ferraz, o encontro representou um avanço importante no diálogo com o Governo do Estado. “A gente trouxe essa pauta construída há mais de um ano, que vem sendo atualizada, porque a seca é uma realidade nossa, que vem crescendo com o desmatamento e a falta de reservas estratégicas. Agradecemos a atenção e o apoio de todos do governo, principalmente do secretário Osni”, celebrou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou que a reunião é mais um passo no fortalecimento da articulação entre Estado e os territórios. “Estamos atuando junto aos municípios para garantir respostas rápidas e eficazes. A convivência com a seca exige planejamento, união e investimento em ações que fortaleçam quem mais sente os impactos: as famílias agricultoras. Nosso compromisso é seguir ao lado de cada território, construindo soluções que garantam dignidade e desenvolvimento”, afirmou.

Fonte: Ascom/SDR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *