SDR realiza capacitação técnica para ampliar acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar


SDR realiza capacitação técnica para ampliar acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Foto: Marcus Vinicius/SDR

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) concluiu, na terça e quarta-feira (21 e 22), a capacitação de técnicos da Rede Territorial de ATER do Território Metropolitano da Bahia. A formação faz parte da estratégia do Programa PAS Nordeste e tem como objetivo fortalecer o acesso ao crédito rural assistido e garantir que os agricultores familiares contem com financiamentos mais qualificados.

A iniciativa, realizada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), por meio da Coordenação Estadual da Rede de ATER, foi um passo piloto que servirá de base para as próximas formações nos demais 27 Territórios de Identidade. O curso abordou temas fundamentais para o funcionamento do crédito rural, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o Cadastro Estadual Florestal de imóvel Rural (CEFIR) e metodologias para elaboração de projetos produtivos robustos e sustentáveis.

“Capacitar os técnicos é o primeiro passo para garantir que o crédito chegue com qualidade até o agricultor. Quando o técnico está preparado, o recurso é melhor aplicado, o projeto tem mais chances de sucesso e o resultado aparece no campo. Essa é uma pauta que temos construído com muito compromisso, para fazer do crédito rural uma verdadeira ferramenta de transformação da vida das famílias agricultoras”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

A ação integra o esforço da SDR em garantir crédito rural assistido, ampliando o acesso dos agricultores familiares às linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a outras políticas de fomento produtivo. Além da formação, a SDR prevê videoconferências com representantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, onde novas capacitações devem ocorrer nas próximas semanas.

Para o titular da Diretoria Operacional (DIROP) da BAHIATER, Marcus Vinicius dos Santos, a iniciativa busca organizar o processo de capacitação de forma estratégica, garantindo que os territórios avancem de maneira coordenada. “A ideia é começar esse processo com seis territórios prioritários: Litoral Sul, Chapada Diamantina, Velho Chico, Região Metropolitana de Salvador, Sertão do São Francisco e Sudoeste Baiano. A partir dessa experiência, vamos replicar o processo nos demais territórios, garantindo que, até dezembro, eles apresentem seus Planos Safra Territoriais de forma qualificada e assistida”, destacou.

Com essa etapa concluída, a Secretaria avança na qualificação da Rede Territorial de ATER e consolida uma estratégia de apoio técnico contínuo, essencial para que o crédito rural na Bahia seja cada vez mais acessível, eficiente e sustentável.

Fonte: Ascom/SDR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *