A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promoveu, nesta segunda-feira (10), um encontro com os secretários municipais de Agricultura da Bacia do Jacuípe. A reunião, conduzida pelo titular da pasta, Pablo Barrozo, teve como objetivo alinhar estratégias conjuntas para o fortalecimento da agropecuária na região, especialmente diante dos desafios provocados pela estiagem e das demandas locais voltadas ao desenvolvimento rural.
Durante a abertura, Barrozo destacou a importância da cooperação entre o Estado e os municípios e o papel da escuta ativa na construção de soluções eficazes. “Momentos como esse são fundamentais para ouvir as lideranças locais e construir, juntos, soluções que atendam às realidades específicas de cada cidade, principalmente nas questões relacionadas aos impactos causados pela falta de chuvas. Nosso papel é somar esforços e garantir que o produtor rural e os municípios tenham o apoio necessário para superar os principais gargalos e impulsionar as cadeias produtivas da agropecuária”, afirmou o secretário.
Entre os temas abordados, estiveram as estratégias de enfrentamento da estiagem, ações de incentivo à produção rural, apoio técnico aos agricultores e fortalecimento das cadeias produtivas regionais. Barrozo também apresentou os principais programas e iniciativas da Seagri, incluindo o portfólio de equipamentos agrícolas disponíveis para apoio a prefeituras e consórcios, o apoio às feiras e exposições agropecuárias em todos os territórios, além de ações de controle populacional de cães e outras demandas específicas da região.
O presidente do Fórum de Secretários de Agricultura do Território da Bacia do Jacuípe e secretário municipal de Pé de Serra, Nélio Almeida, ressaltou a importância do diálogo direto com o Estado e o compromisso da Seagri com as demandas locais.
“Essa reunião demonstra a sensibilidade da Seagri em ouvir nossas particularidades. Alguns municípios da Bacia enfrentam adversidades severas causadas pela seca, que tem gerado prejuízos à agricultura. O diálogo direto com o secretário Pablo Barrozo fortalece o trabalho que estamos liderando junto às instituições parceiras, abrindo caminho para novas parcerias e projetos que beneficiem toda a região”, destacou.
Fonte: Ascom/Seagri





Comentários