Quase 60 novos projetos de estudantes de mais de 30 unidades escolares da rede estadual estão aptos à apresentação em eventos nacionais e internacionais com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A lista final dos trabalhos de alunos e seus professores orientadores, selecionados pelo Edital nº 23/2024 – 4º ciclo, foi divulgada na sexta-feira (31).
>> Veja aqui a lista completa
Os contemplados contarão com financiamento de passagens, concessão de diárias e inscrição nos encontros onde irão apresentar suas produções sociocientíficas decorrentes dos projetos estruturantes da SEC, bem como dos projetos de iniciação científica e de tecnologias, desenvolvidos no âmbito das unidades escolares.
Os estudantes que tiveram seus projetos selecionados irão apresentar seus projetos em encontros que serão realizados em cidades brasileiras como São Paulo, Campinas, Curitiba, Recife, Belém, Boa Vista e Ilhéus, além de Salvador, e em países como Colômbia, Peru e Turquia, com a ajuda da Secretaria da Educação do Estado.
Com este edital, a SEC visa incentivar o protagonismo juvenil, a criatividade e a inovação na escola pública. O público-alvo são os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio (em suas modalidades, incluindo Educação de Jovens e Adultos, as escolas do Campo, Indígena e Quilombola, Escolas Família Agrícola e as Casas Familiares Rurais), junto a seus respectivos professores orientadores.
Seleção dos projetos
A seleção dos projetos é baseada na aderência dos trabalhos ao currículo; na relevância do evento; e no desempenho acadêmico dos alunos, além da assiduidade dos professores. São trabalhos de relevância social, científica, artística, cultural e/ou ambiental, desenvolvidas nos espaços escolares e que potencializam os processos de ensino e aprendizagem.
De acordo com o edital, são considerados projetos de iniciação científica e de tecnologias os trabalhos que articulem valores sociais, culturais e ambientais (sustentabilidade) ao valor econômico, através da produção do conhecimento técnico e científico e dos saberes e das experiências em novas iniciativas, de forma a atender às necessidades socioambientais e do mundo do trabalho voltadas à investigação científica, à inovação, ao empreendedorismo, à intervenção social e à economia solidária e/ou economia criativa.
 





Comentários