A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Metrô Bahia, realizará um conjunto de ações em alusão ao Novembro Negro. As atividades ocorrerão na Estação Rodoviária, em Salvador. A estreia será a partir do dia 19 de novembro e irá até o dia 12 de dezembro. A programação inclui a exposição fotográfica “Pessoas Negras Defensoras dos Direitos Humanos: Memória e Legado” e uma apresentação cultural com desfile e percussão do Projeto Axé.
Em paralelo à mostra, o público poderá acompanhar uma intervenção cultural do Projeto Axé na quarta-feira (19) às 16h30. O grupo realizará uma apresentação percussiva e um desfile temático no espaço da estação, integrando as atividades voltadas à visibilidade da cultura e ritmos afro-brasileiros.
A exposição reunirá painéis com fotografias e informações textuais sobre as trajetórias de personalidades negras que atuaram na promoção e defesa dos direitos humanos. O objetivo da mostra é informar aos transeuntes o legado dessas personalidades que atuaram em lutas em distintos campos de atuação.
As trajetórias retratadas na exposição abordam pautas como a defesa de territórios de povos e comunidades tradicionais, combate ao racismo, questões de gênero e os direitos de populações vulnerabilizadas. Referências como Mãe Menininha do Gantois, Marielle Franco, Antonieta Barros, Beatriz Nascimento, Luiz Gama, Jaime Cupertino, Carlos Marighella, Abdias do Nascimento e Luiz Alberto Silva dos Santos serão algumas das personalidades.
Fonte: Ascom/SJDH





Comentários