Recém-criada, a Câmara Temática do Esporte do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (Codeter) do Território Metropolitano de Salvador (TMS) realizou, nesta terça-feira (11), sua primeira reunião, no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). O encontro marcou a apresentação do coordenador de Esportes do TMS, Tadeu Lins, e contou com a presença de representantes de associações de diversas modalidades esportivas, além de atores sociais de outros territórios que prestigiaram o evento.
Durante a reunião, foram debatidos o papel da Câmara Temática do Esporte e a criação dos Núcleos Esportivos Territoriais, que deverão fortalecer a articulação entre o poder público e as organizações da sociedade civil voltadas para o desenvolvimento do esporte como instrumento de inclusão e cidadania.
O secretário estadual do Planejamento, ao destacar a relevância do esporte como vetor de inclusão social e de formação cidadã, conclamou os participantes a se engajarem na construção do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050, instrumento de planejamento de longo prazo do Governo da Bahia.
“Este é um espaço legítimo de fortalecimento da política territorial. Quero reafirmar o nosso apoio irrestrito a esta Câmara, a este colegiado e a todos os que contribuem para o avanço das discussões sobre o desenvolvimento do esporte. Aproveito para convidá-los a participar da Oficina Macroterritorial que envolve os territórios Metropolitano, Litoral Norte e Agreste Baiano, que será realizada no próximo dia 27, na Universidade Federal da Bahia (UFBA)”, afirmou o secretário.
Segundo ele, o esporte tem espaço garantido no plano de longo prazo, e a construção de políticas públicas eficazes depende da escuta social e da participação ativa dos territórios. O coordenador de Esportes do Codeter/TMS, Tadeu Lins, que também preside a Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (FAFEB), ressaltou a importância da representação do segmento esportivo no colegiado.
“A Câmara Temática veio para deixar o seu legado e fortalecer o esporte no nosso território. É essencial que os presidentes das federações compreendam o papel estratégico que desempenham nesse processo, para que possamos fazer a política do esporte acontecer de forma concreta na Bahia”, destacou.
Instituídos pela Lei nº 13.214, de 29 de dezembro de 2014, os Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável são fóruns de participação social e diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Têm como finalidade promover a discussão local das ações e projetos voltados ao desenvolvimento territorial sustentável e solidário, além de apoiar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) no exercício de suas competências legais.
Fonte: Ascom/Seplan





Comentários