Uesb é condenada por assédio moral nos setores de comunicação



Foto: Divulgação/Arquivo
Universidade do Sudoeste da Bahia 23 de julho de 2025 | 11:57

Uesb é condenada por assédio moral nos setores de comunicação

A quarta turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) publicou decisão condenando a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) por dano moral coletivo, pela prática de assédio no âmbito da TV e rádio da instituição. Ainda cabe recurso.

A condenação se baseia nas denúncias feitas pelo Sinjorba em março de 2023. Posteriormente, pressionada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que acolheu representação do sindicato, a direção da Uesb correu atrás do prejuízo e abriu uma sindicância, que concluiu sua investigação em fins de maio de 2023.

O relatório, identificando quem eram os responsáveis pelo assédio, foi guardado na gaveta por quatro meses, até que uma decisão liminar da 1ª Vara do TRT em Vitória da Conquista, em agosto de 2023, levou a reitoria a abrir um Processo Administrativo Disciplinar.

“A universidade tem agora a chance de recuperar sua imagem e fazer diferente, construindo um protocolo que coíba a prática de assédio e proteja estudantes, funcionários e professores dos agressores de plantão, além de parar de proteger assediadores”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Apesar disso, ele é descrente dessa possibilidade no momento. “O comportamento omissivo e cúmplice da Reitoria da UESB ao longo destes dois anos e quatro meses com o que ocorria no Surte/Ascom não nos deixa muito esperançosos de que isso ocorra nesse reitorado, mesmo torcendo para estar enganado”, destaca.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *